sábado, 17 de outubro de 2009

Arroz doce diet com água de rosas e cardamomo


Depois que comecei um tratamento ortomolecular me vi diante de uma lista imensa de intolerâncias alimentares. Agora imagine eu que adoro cozinhar e usar todos os ingredientes possíveis e imagináveis ficar diante de uma grande lista de isso não pode, tais como tomate, uva, cevada, cana de açúcar, maçã, banana, abacate, aspargos, brócolis, etc. e etc. Ah! Isso significa que deveria estar fora de vinho, cerveja, cachaça. Bem deixa isso para lá e vamos a uma receita sem um dos pós branco, considerado o mal do século, o açúcar. Bem os outros são sal e farinha de trigo. Pelo menos fiquei livre para continuar fazendo pão.
Hoje eu resolvi fazer um arroz doce que não levasse açúcar de cana, então apelei para os adoçantes.

Ingredientes
1 (xic.) de chá de arroz lavado
2(xic.) de chá de água
3 (xic.) de chá de leite desnatado
1 pitada de sal
1 (xic.) de chá de adoçante próprio para ir ao fogo (tal e qual, línea sucralose)
1 vidro de leite de coco (opcional)
2 sementes de cardamomo
1 aniz estrelado
3 colheres de sopa de água de rosas

Modo de preparar
Ferva a água. Acrescente o arroz com a pitada de sal, abaixe o fogo e deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos.
Acrescente o leite, o adoçante, as sementes de cardamono, o aniz estrelado e deixe cozinhar por aproximadamente uns 15 minutos.
Acrescente o leite de coco e a água de rosas, mexe e cozinhe uns 3 minutos.
Pode servir gelado salpicado com canela em pó ou coco ralado.
Numa versão não muito light é salpicar açúcar cristal e queimar com o maçarico e assim temos o arroz doce brûlle.

Um comentário:

Unknown disse...

Magh,
Minha lindia, fui ver ontem Julie & Julia no cinema e lembrei muito de voce. Se vc não viu não deixe de ver pois tem tudo que vc gosta... comidas, amigos e Blog.
Este é meu primeiro comentário, mas pretendo acompanhar seu blog mais de perto. Deu trabalho pra achar pois tem outros bem parecidos.
Não testei suas receitas... mas todas me dão ganas de provar...
Beijos,
Manu.