sábado, 29 de novembro de 2008

Conserva de damasco e amêndoas



Quando eu faço essa geléia (nome original é conserva) acabo sempre presenteando os amigos ou amores. Aliás, sempre que presenteio algo que eu faço com as minhas mãos considero isso um ato de amor.
A geléia é feita com damasco seco e é uma boa idéia para aproveitar os damascos secos que acabam sempre sobrando das festas de final de ano. Além disso, o damasco (Prunus Armeníaca) é muito apreciado pelos vegetarianos ou naturistas, por conta das suas propriedades dietéticas (100g de damasco nos fornecem apenas 34 calorias, 1g de proteínas, 12,30g de hidratos de carbono e 0,10g de gorduras).
Reza a lenda que os hunza, um povo que vive próximo ao Himalaia e que tem a idade média aproximada dos cem anos tem como o damasco um dos alimentos mais utilizados. Some-se a isso as propriedades das amêndoas, mas isso é uma estória a parte. Eu reduzi bastante o açúcar da receita original. Vamos à receita.

Ingredientes:

500g de damascos secos, cortados em quatro.
1,13l (5 xícaras) de água
390g (3 xícaras) de açúcar
1 colher (sopa) de licor de amêndoas
60g (1/2 xícara) de amêndoas em laminas

Modo de fazer

Deixe os damascos de molho na água de molho na água de um dia para o outro. Escorra os damascos e reserve o líquido.
Numa panela de fundo grosso, misture o açúcar com o líquido reservado, deixe ferver em fogo baixo mexendo até que o açúcar tenha dissolvido. Quando levantar fervura deixe ferver por uns 5 minutos. Adicione os damascos de cozinhe até a temperatura chegar a 105graus C. Ou teste usando o método da colher.
Junte imediatamente o licor e as amêndoas. Retire do fogo. Deixe a geléia fica na temperatura ambiente por 10 minutos, mexendo de vez em quando, para conservar as frutas e as amêndoas em suspensão.
Despeje a conserva em vidros esterilizados, até 1,4cm da borda; feche hermeticamente com tampas esterilizadas. Guarde El local fresco escuro. Ótimo para presentear.
Obs. O teste da colher consiste em despejar uma pequena quantidade de geléia em um prato frio. Deixe esfriar. Se a geléia formar uma membrana e enrugar quando puxada com o dedo ou a colher, está pronta.
Essa receita foi retirada e adaptada do livro: Comida caseira de Annette Grimsdale da Editora Manole Ltda.

2 comentários:

Nádia Lamas disse...

Magh, esta receita é a sua adaptada, com o açúcar reduzido, ou é a original do livro?

magh disse...

Nádia,
Eu que adaptei essa qtde de açúcar. Em geral as receitas de geléias colocam iguais quantidades de frutas e de açúcar, ou até mais.
Obrigada pelo post,
Abs
Margareth