domingo, 23 de novembro de 2008

Sorbet de uva com vinho Cabernet Sauvignon



Eu tinha testado fazer essa receita, no verão e acabei tirando as fotos e não escrevendo a receita e agora nessa primavera chuvosa eu resolvi testá-la novamente para agradar a Laurence que “odeia” os sorvetes e tudo o que leve creme de leite, leite ou manteiga. Então depois do nosso jantar de sexta-feira que fomos provar o vinho que ela tinha escolhido.
O vinho era um Reserva da Serra, da Serra Gaucha de 2005. O vinho foi elaborado a partir das uvas Cabernet Sauvignon e Merlot com teor alcoólico de 13,5%. Ele tinha uma coloração intensa com reflexos violáceos. Seus aromas evidenciavam frutas vermelhas, cacau e especiarias. Ao paladar o vinho foi surpreendente pela complexidade principalmente para quem sempre habituada aos vinhos franceses como a Lau ou mesmo para mim que sempre tive um pouco de preconceito aos vinhos tintos nacionais. Bem, de fato a intenção era escrever sobre o sorbet de uva degustado e harmonizado com chuvas de primavera.

Nessa estória toda, a amante de sorvete/sorbet era a Elizabeth que se limitou a tomar apenas uma taça, eu que a princípio apenas ia degustar para saber como tinha ficado a receita, acabei quase detonando todo o pote com a Lau que no início insistia em dizer que não tinha gosto de uva. A Elizabeth mesmo sem ver a cor dizia que o gosto lembrava os velhos picolés de uva da Kibon e Lau que nunca teve essa experiência, acabou concordando que tinha gosto de uva e admitiu que ainda não conhece todas as uvas que são produzidas no Brasil. Da minha parte eu apenas acho que é um bom destino para as tais polpas de frutas que invadem os congeladores dos supermercados.

Ingredientes
800g de polpa de uva congelada
1 xic. (chá) de vinho cabernet Sauvignon
1 xic. (chá) de água
1 xic. (chá) de açúcar
Raspas de 1 limão siciliano
Gotas de limão (a gosto)

Modo de fazer
Base de qualquer sorbet de frutas
Fazer uma calda com o açúcar e a água. Para isso Leve ao fogo uma panela com o açúcar e a água e vá mexendo até o açúcar dissolver. Espere levantar fervura e cozinhe a calda durante 5 (cinco) minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar.

Num liquidificador, bata a polpa de uva com a calda, até mistura tudo. Acrescente o vinho e as raspas de limão. Coloque algumas gotas de limão e tenha cuidado para não mascarar o gosto de uva com excesso de limão.
Se tiver uma sorveteira. Coloque a mistura para bater por uns trinta minutos e leve para gelar no freezer.
Caso não tenha uma sorveteira, coloque em um recipiente e leve para gelar do freezer e vá depois que começar a formar gelo, tire e bata e retorne ao freezer. Faça isso mais umas duas ou três vezes para dar cremosidade ao sorbet.

Um comentário:

Anônimo disse...

Hum....esse sorbet foi muito bom mesmo!!! ja estou com saudades... Sobrou um pouco para uma francezinha perdida na zona norte? ;)
Beijos!!