segunda-feira, 10 de novembro de 2008

CRÉME BRÛLÉE



Aqui estou em Sampa, eu vim a trabalho e aproveitei para rever a minha querida amiga Elisa e relembrar os velhos tempos da PUC em São Paulo, e antes de vim para cá liguei para perguntar se ela queria alguma coisa do Rio e ela imediatamente pediu para não esquecer de trazer o meu maçarico e fazer para ela um créme brûlée e claro que eu não ia me esquecer, mesmo porque esses dias eu tinha prometido para a Lau que ia fazer um creme brûlée de maracujá para ela e tentar diminuir um pouco das calorias, se é que é possível.
Falar em créme brûlée vem na memória os diferentes tipos que já comi e a lembrança dos diferentes lugares, o clima etc e etc..
Eu comi um créme brûlée maravilhoso num restaurante (não me lmebro do nome) em Nîmes, na França com a Sussu, a Fátima, a Lucia e a Maria Eugênia, quando fomos a festa de Santa Sara em Saintes Maries de la Mer. O o créme brûlée desse reaurante estava tão bom que repetimos a dose umas três vezes. Outro muito bom foi no restaurante Sophia, aqui em SP, mas parece que o restaurante fechou recentemente. Bom, vamos a receita da Elisa, afinal sempre vou me lembrar dela quando fizer alguma coisa com esse Santo Maçarico, pois foi por influência dela que comprei o meu.
Aliás, acabei de dar um maçarico de presente e espero que ela aproveite bem o bichinho. Enquanto o dito cujo assa eu vou a receita e depois as fotos.


INGREDIENTES
(8 Porções)
8 gemas
½ xícara de açúcar (sempre que posso diminuo um pouco)
500 ml de creme de leite fresco
1 fava de baunilha
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

MODO DE FAZER
Numa tigela, junte as gemas com o açúcar e misture até obter um composto homogêneo. Reserve. Não bata muito para não formar muita espuma.
• Aqueça o creme de leite com o leite e a fava de baunilha. No final raspe bem a fava e aproveite a casca da baunilha e coloque no açúcar para fazer açúcar de vanile.
• Apague o fogo, deixe esfriar um pouco e misture as gemas cuidadosamente e passe por uma peneira.
• Coloque em forminhas e leve ao forno preaquecido a 150°C, em banho-maria, por cerca de 50 a 60 minutos, até o creme ficar firme.
• Retire e deixe esfriar e leve para gelar bem. Na hora de servir, polvilhe com açúcar cristal e queime com um maçarico.

Nenhum comentário: