segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Presentes Inesquecíveis


Belisquete: Bombom de Fois Gras com capa de vinho do porto e goiabada



Couvert: Lascas de Polvilho

Couvert: Pirulito de Pamesão

Engana-se quem pensa que os presentes que ficam são os de bens tangíveis, aqueles que a gente guarda nos armários, nas estantes a vista de todos ou ainda nos cofres fechados a sete chaves. Para mim os momentos inesquecíveis, principalmente nas viagens, são os jantares, a comida de rua, os aromas, as texturas, as cores dos alimentos. Em 2009 a Maria Elisa me presenteou com um desses momentos me proporcionando um jantar no Dom do Chef Alex Atala (devo esse post, e agora me ofereceu outro jantar no Maní da Chef Helena Rizzo e Daniel Redondo. O Maní ocupa a 74ª posição do ranking mundial e, é um dos melhores destinos gastronômicos do planeta.

O nosso jantar no Restaurante Maní (www.mainioca.com.br) era para ter sido devidamente reservado, e como ligamos no mesmo dia, obviamente, não conseguimos uma mesa, porque a agenda estava lotada, e olha que era uma terça-feira e a semana estava apenas começando. No entanto, a recepcionistas que nos atendeu ao telefone disse que poderíamos tentar uma mesa na fila de espera. E lá fomos nós, o trio, para a nossa incursão gastronômica. A Elisa é cliente assídua, mas para mim era noite de estréia.
O lugar é super agradável e as mesinhas de espera são um show à parte, pois escolhemos a nossa entrada e o vinho que tomaríamos. A Elisa ficou no seu drink sem álcool. Ali começou o nosso espetáculo, de belisquete um bombom de Fois Gras com goiabada e capa de vinho do porto. A experiência e o prazer de deixar o bombom de fois grãs derreter na boca para finalmente sair do êxtase ao sentir o primeiro toque doce da goiabada e correr os olhos para se deliciar a próxima cota. A porção vem com 6 bombons, cada um pousado em uma pequena colher (aquelas colheres japonesas usadas para tomar sopa. Ao se deliciar desses belisquetes nem se percebe que chegou a sua vez e sua mesa já está pronta.

Já na mesa vem à segunda etapa dessa experiência, o couvert, um ato à parte. Inesquecível. As estrelas principais do couvert são as finas lascas de polvilho e o pirulito de parmesão e, uma linda cesta de pães quentinhos, coalhada seca, queijo cabra com pimenta rosa e uma deliciosa manteiga com flor de sal. Depois desse couvert dá até para pedir a sobremesa, o café e a conta. Mas, o melhor ainda está por vir. Os pratos da mesa foram: Bochecha de boi com purê de batata doce, filé mignon com manteiga de ervas e especiarias redução de vinho do porto, gratin de batatas e rúcula; paleta de cordeiro cozida a baixa temperatura com tubérculos assados e farofa de castanha do Pará.
As sobremesas: espuma de nutella com sorvete de gengibre e calda de tangerina, crème brûlée aromatizado com fava de baunilha e frutas vermelhas com merengue. Eu prometi a Maria Elisa que iria testar a receita das lascas de polvilho da Helena Rizzo. Segundo a chef uma receita da sua avó.
Eu fiz a massa e testei a primeira fornada, mas apesar do gosto e da aparência eu não fiquei muito contente com o resultado. Como já era tarde da noite, eu deixei para testar uma segunda fornada no dia seguinte com o resto da massa. Quando peguei o jeito e consegui reproduzir um biscoitão com o mesmo sabor e a mesma croncância do Maní quase grito um eureca que poderia ser ouvido no prédio todo. Claro que quero voltar outras vezes ao Maní para experimentar os outros pratos.

Restaurante Maní
Rua Joaquim Antunes, 210- Jardim Paulistano - São Paulo
Tel.: 11-3085-4148/ 11-3062-7458


Os nossos pratos



Filé Mignon com manteiga de ervas e especiarias redução devinho do porto, gratin de batatas e rúcula


Paleta de Cordeiro Cozida a baixa temperatura tubérculos assados e farofa de castanha do Pará




Bochecha de boi com purê de batata doce (Divino)


As sobremesas

Espuma de Nutella com sorvete de gengibre e calda de mexerica

Nenhum comentário: