terça-feira, 10 de janeiro de 2012

SPANAKOPITA



A Spanakopita é uma torta grega salgada feita com massa filo recheada com espinafre, queijo feta, echalota (ou chalota, pode ser substituída por cebola roxa), ovos batidos e ervas aromáticas. As folhas de massa filo são untadas com azeite ou manteiga derretida e a última folha de massa pode ser pincelada com gema de ovo para dar uma “bronzeada” na torta.
A primeira vez que comi essa torta foi na casa da Dalva, na França. Como uma casa de grego tem que em algum momento sair uma Mussacá (a do Nico é maravilhosa), spanakopita, salada grega com feta e outras maravilhas. No Brasil não é fácil encontrar o queijo feta e, quando se encontra o preço é bem salgado, assim como o próprio feta. A solução é misturar um pouco de ricota com queijo cabra frescal, ou se as finanças permitir um pedacinho de feta. Eu diria que fica passável. A massa filo é fabricada pela Arosa e facilmente encontrada em um bom supermercado.
A spanakopita vai bem como entrada de uma refeição ou como prato principal, desde que acompanhado de uma salada.




Ingredientes

450 g de espinafre fresco, picado
250 g de queijo feta (eu usei frescal de cabra)
2 (C.S) echalota, bem picadas (pode usar cebola roxa).
1 cebola, bem picada.
1 (C.S.) de tomilho fresco, bem picado
1 (C.S.) de alecrim, bem picado.
2 (C.S.) de orégano, bem picado.
2 (C.S.) de funcho, bem picado.
6 ovos
125 ml (1/2 xicara) de óleo vegetal
Sal e pimenta do reino
1 pacote de massa filo (arosa)
185g (3/4 xicara) de manteiga derretida (ou azeite extra virgem)

Modo de fazer


Aqueça o forno a 180oC.
Cozinhe as folhas de espinafre (lave-as e coloque numa panela sem água e abafe com uma tampa).
Deixe esfriar e esprema toda a água. Misture todo o queijo amassado, as cebolas e as ervas. Numa tigela separada, bata os ovos, o óleo, a pimenta, o sal e a noz moscada. Junte à mistura de espinafre.
Pincele uma assadeira de 33 cm X 23 cm com um pouco de manteiga derretida. Coloque uma folha de massa na assadeira e pincele ligeiramente com a manteiga derretida. Repita usando mais 5 folhas.
Despeje o recheio sobre as camadas de massa. Cubra com as folhas restantes, pincelando cada uma delas com manteiga derretida. De preferir apare as bordas para deixar reta. Asse por 45 minutos ou até dourar. Corte em quadrados. Sirva quente ou frio. Guarde na geladeira por até 3 dias.
Nota: Pode ser servida como entrada em cima de uma cama de mini rúcula.

Colocar o recheio


Cobrir a torta com as folhas de massa filo e passar gema de ovo



Assar a torta em forno quente

Nenhum comentário: