segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Brownies ao Conhaque


Esse final de semana eu fiz um brownie para o aniversário da Aninha (que trabalha comigo) e sempre que eu repito essa receita eu tento diminuir as quantidades de açúcar e manteiga. Dessa vez eu além de reduzir a quantidade de açúcar mascavo e suprimi o açúcar refinado. De qualquer forma, brownie é sempre muito calórica, ainda mais se acompanhar de sorvete de creme.

Ingredientes
2 ovos
1 colher (de sopa) de conhaque
algumas gotas de baunilha
125 g (1/2 xícara) de manteiga – (Eu coloquei apenas 100 g)
125 g de chocolate amargo – (Eu coloquei 160 g)

Modo de Fazer
220 g (1 1/3 xícara ) de açúcar mascavo – (Eu coloquei apenas 1 xícara)
220 g (1 xícara ) de açúcar refinado – (Eu não coloquei)
155g (1 ¼ xícara) de farinha de trigo
125g (1 xícara)de nozes picado
Untar com manteiga uma forma acerca de 27,5 X 17,5 cm. Forre o fundo com papel antiaderente. Pé aqueça o forno.

Em uma tigela, bata ligeiramente os ovos com conhaque e a baunilha.
Coloque a manteiga e o chocolate em uma panela sobre um fogo moderado. Misture continuamente até derreter. Retire do fogo; junte o açúcar refinado e o açúcar mascavo, depois a mistura ovos, a farinha e as nozes.
Coloque na assadeira preparada e deixe assar por aproximadamente 30 minutos. Ou até um palito enfiado sair limpo. (Cuidado para não assar muito)
Deixe esfriar e corte em 24 quadrados

Nota: Os Brownies ficam melhores quando guardados 2-3 dias antes de servir.

Nenhum comentário: