segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Sopa de abóbora com gengibre e leite de linhaça




Nas minhas incursões nas livrarias da vida, eu não tenho preferências eu leio de tudo e me interesso por tudo. Em termos de gastronomia eu também passeio por todos os campos da alimentação e nutrição. No último fim de semana em Sampa, na Livraria da Vila, na vila Madalena, eu comprei e li o livro da química Conceição Trocom – “ A importância da Linhaça na Saúde. (ver www.docelimao.com.br). A linhaça tem uma série de utilidades da saúde (diabetes, câncer, prisão de ventre, etc.) e pode ser usada em diversas receitas culinárias.
A linha de alimentação comida viva (http://www.cozinhaviva.com) utiliza a linhaça germinada para fazer a base de diversos pratos (pão de linhaça e massa da lazanha viva). Eu preparei a semente de linhaça germinada e achei um desperdício jogar fora a água retirada da linhaça depois de germinada, porque ela tem a consistência de uma gelatina mole e pode ser consumida pura em jejum ou no preparado de sucos (bom contra prisão de ventre, entre outras coisas). Esse líquido é conhecido como rejuvelac
Então aproveitando o friozinho carioca de julho eu fiz uma sopa de abóbora (o meridiano dos rins agradece) com gengibre e em vez de leite eu usei a água gelatinosa da linhaça. É claro que pode ser utilizado caldos (carne, frango ou legumes) ou leite, mas deixar esses componentes de lado de vez em quando, só nos traz ganho para a saúde, sem perder os sabores.

Ingredientes
1 abóbora com casca (baiana, japonesa, etc)
1 cebola média
1 colher de sopa de azeite virgem
1/2 colher de chá de pimenta do reino em grão (a gosto)
1 colher de chá de cominho em grão
1 colher de chá de grãos de coentro
1 colher de chá de sementes de erva-doce
Sal grosso a gosto
1 pedaço de raiz de gengibre fresco
No final ralar a gosto noz-moscada
Mais ou menos 1 litro da água de linhaça

Modo de Fazer
Comece lavando e limpando a abóbora (limpe as sementes e torre no forno) e faça uns pequenos cortes e esfregue os temperos pilados num pilão. Deixe o gengibre e a noz moscada para o final.
Asse a abóbora no forno com um pouquinho de água para não queimar, até que esteja macia.
Refogue a cebola no azeite e quando estiver transparente acrescente a abóbora assada sem a casa e a raiz de gengibre ralada. Deixe apurar um pouco e acrescente o leite de linhaça (água gelatinosa).
Mexa tudo e deixe cozinhar em fogo baixo uns 20 minutos. Apague o fogo e deixe esfriar um pouco para processar até formar um creme.
Aqueça novamente no fogo e corrija os temperos e finalmente acrescente um pouco de noz moscada ralada para dar o toque final.
Coloque num prato para servir e enfeite com raminhos de endro dill e ciboulete. Pode salpicar também com a semente da abóbora moída.

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa receita parece muito legal Margo!! Aï...uma a mas pra fazer cuando eu vou pro Rio... ;)
um abraço!!