segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Focaccia da Bia




A Bia me deu um pouco do seu fermento natural e depois de colocar os bichinhos na mochila e embarca-los no avião, eu passei a semana toda alimentando-os, conversando com eles e cobrindo-os com muita energia (a Bia disse para eu conversar com eles). Enfim, o fermento ficou ótimo e finalmente ontem à noite eu usei pra preparar a focaccia. O melhor, com essa receita vc literalmente não põe a mão na massa. Depois de misturar tudo, deixa crescer por volta de umas 12 horas (isso mesmo). Eu fiz à noite e enquanto eu dormia, os bichinhos (do fermento) acordaram e eles sim botaram a mão na massa de trabalharam a noite toda. Bem antes de deitar eu mexi a massa uma duas vezes. Ao acordar, a massa estava super crescida.
Então, eu passei um pouco de azeite na forma (para não grudar) e joguei um pouco de sal grosso em cima da forma para colocar a massa em cima.
Depois de assada eu levei a focaccia para o trabalho, pois hoje íamos fazer um brunch para a Aninha. Aliás, foi um brunch que durou o dia todo, ainda mais que o dia estava chuvoso e convidativo para comer.
Vamos à receita da Bia.

Ingredientes

500 g de farinha de trigo
400 ml de água mineral gelada ou na temperatura ambiente (Essa qtde de água é sugestão do Oliver Anquier, que diz que pão com pouca água é pão de padeiro preguiçoso).
5 colheres (sopa) fermento natural (se não tiver, use um tablete de 15g de fermento fresco, os de padeiro).
1 colher (sopa) azeite

Cobertura
Fazer uma mistura de azeite, cebola cortada, tomilho, alecrim e sal grosso.

Modo de fazer
Misturar a farinha com a água, o fermento e o azeite. Deixar descansar, mexer algumas vezes, e deixar descansar por umas 12 horas. Pode ser feito durante a noite, ou ntesdurante o dia.
Untar uma forma com azeite, espalhar um pouco de sal grosso (cuidado para não exagerar) e espalhar a massa na forma. Despejara a cobertura por cima e enviar os dedos na massa para a cobertura penetrar na massa. Deixar descansar um pouco, enquanto aquece o forno. Assar durante uns30 minutos (depende do forno).

Nota: Como vai sal grosso, não é preciso colocar sal na massa, além do que o sal impede um pouco o crescimento. A cobertura pode ser feita de várias coisas, tais como azeitonas, cebolas e tomilho, tomate seco e orégano, queijo, daí é só usar a imaginação. Ah, a melhor companhia é uma taça de vinho tinto e claro cortar a focaccia com a mão.

Um comentário:

Malu disse...

Ola, voce deixou crescer na geladeira ou fora?

Grata
Maria Luiza