domingo, 14 de setembro de 2008

Pão Italiano

O que mais me encantou no fermento natural foi que o pão ficava com aquela casquinha dura e crocante do pão italiano (daqueles encontrados no Bexiga em São Paulo). Então adaptei a receita da revista Padaria 2000 e fiz uma receita com 1 kg de farinha de trigo. Para essa quantidade de farinha deu para fazer 4 pães. Eu fiz 3 roscas de lingüiça calabresa e um pão simples. Mas fiquei tão encantada com o resultado que vou repetir a receita só para o pão simples e tentar usar apenas o fermento natural.


Ingredientes

1 kg de farinha de trigo branca
600 ml de água mineral na temperatura ambiente (não precisa estar morna)
100 g do fermento natural
5 g de fermento biológico seco (Foi utilizado para acelerar o processo de fermentação)
20 g de sal

Modo de Fazer

Misturar o fermento biológico com a farinha e o sal, acrescente o fermento natural com a água e bater na 1ª velocidade da masseira (pode ser uma batedeira de bolo com o batedor, tipo gancho) por 8 segundos.
Passar para a segunda velocidade e bater até a massa ficar enxuta. Deixar descansar por 60 minutos.
Corte a massa na quantidade de pães que desejar e bolei (formar bolas na massa) e deixe descansar por 60 minutos.
Faça os cortes característicos em cada pão, para a saída de vapor durante o cozimento.
Molde os pães da forma que desejar (bola, baguete, etc.) e deixe descansar por 2 horas, em forma coberta com farinha de trigo.
Leve os pães para assar em forno a 2000C durante 15 minutos, com bastante vapor (improvise o vapor vaporizando com uma bombinha daquelas de regar plantas, ou jogue um pouco de água fria na bandeja dos fogões a gás ou no caso de forno elétrico, borrife os pães com uma bombinha de água). Após esse tempo diminua a temperatura do forno para mais ou menos 1800C por mais uns 20 minutos. Fique atento, pois cada forno funciona de um jeito.
Depois de assados tire-os da assadeira e deixe-os esfriar sobre uma grade.

Dica – No caso da utilização somente do fermento natural, o pão demora para crescer mais ou menos 12 h, dependendo do clima.

Pão de lingüiça com manjericão e erva-doce


Recheio
Lingüiça calabresa de boa qualidade
Cebola (opcional)
Ramos de manjericão
1 colher de sopa de semente de erva-doce (a gosto)

Modo de fazer
Dê uma refogada rápida na lingüiça fatiada. No final acrescente as folhas de manjericão fresco e as sementes de erva-doce. Deixe esfriar.
Abra a massa do pão italiano com as mãos e rechei-o com a lingüiça e enrole como rocambole e junte as pontas formando uma rosca. Espalhe no fundo da forma alguns grãos de sal grosso e umas sementes de erva-doce. Coloque o pão em cima dessa mistura.

Nenhum comentário: