quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Bolinhos ou Pastéis de Bacalhau



Bolinhos ou pastéis de bacalhau, batatalhaus. Prato português ou simplesmente comida de botequim.
Na inauguração da árvore de natal da lagoa em uma festa na casa da Anna L. alguém trouxe um prato de bolinho de bacalhau e como sempre não há quem resista a provar um. Eu não sei por que não provei nenhum para saber se consistência estava boa, a crocância, a temperatura e principalmente, o equilíbrio entre as batatas e o ator principal, o bacalhau. E aí está uma tarefa difícil, manter esse equilíbrio. Na maioria dos botequins o ator principal passa a ser um mero coadjuvante. Outro elemento importante o meio oleoso que os bolinhos devem ser fritos. Então uma das convidadas que eu acabava de conhecer, a Elisa, imediatamente buscou na sua memória um bolinho de bacalhau que merecia ser chamado de tal.
Eu, bestamente e metidamente disse a ela que precisava conhecer o bolinho que eu fazia. Então ficou o convite no ar para quando o ano-novo chegasse, depois de todas essas comilanças de final de ano.
Relembrando os bolinhos que eu já havia feito em algum momento insano, resolvi (re)fazer os bolinhos para a ceia de natal em família. Isso sem contar as outras insanidades a que me meti num mesmo dia. Bem que a minha irmã margarida tentou me trazer a razão que seria trabalhoso e etc. e tal. Enfim, como ela não conseguiu me convencer da loucura só lhe restava facilitar o meu caminho e deixar o bacalhau de molhado e limpo.
Passei a tarde toda do dia 24 preparando a massa e depois de encher uma panela com azeite virgem (pasme, isso mesmo) para deixá-los escorregar lentamente com o auxílio de duas colheres no azeite quente. Enquanto fritava os bolinhos, dois pensamentos passavam pela minha cabeça, em um deles, a persistência para produzir bolinhos pequenos e iguais e no outro a insanidade de que quanto menores fosse, mais tempo eu ficaria na frente daquele fogão. Mal acabei de fritar todos os bolinhos, já estava eu metida em outra loucura, fazer casquinhas de siri. Como um siri, andava para os lados o tempo todo. No final tinham muitos bolinhos e no final da ceia, continuavam muitos bolinhos para o deleite do dia seguinte. Talvez se não tivesse as casquinhas, a focaccia e todas as comilanças dantescas de natal e o povo de casa, comesse e bebesse um pouquinho mais, e se tivesse só os bolinhos, eles não teriam sobrado.
Então só me resta deixar gravado a receita e me preparar para o desafio de novos bolinhos depois do ano novo, na companhia dos novos amigos regado a cerveja gelada e quem sabe sol nesse Rio que cada vez fica mais difícil ter sol.

Ingredientes
500 g de bacalhau limpo, de molhado e desfiado (eu desfiei em um pano de prato pra tirar todas as espinhas)
400g de batata cozida e amassada (Asterix é ótima para fazer bolinhos)
4 gemas
4 claras
Salsinha picada
1 colher sobremesa de azeite
Sal

Modo de fazer
Misturar as batatas amassadas com o bacalhau desfiado.
Juntar as gemas e o azeite e bater bem para agregar os ingredientes.
Acrescentar delicadamente as claras batidas em neve. No final colocar a salsinha finamente picada e corrigir o sal.
Deixar descansar uns 20 minutos na geladeira.
Colocar azeite numa frigideira para aquecer (pode fazer uma mistura de azeite e óleo de canola) e fazer os bolinhos com auxilio de duas colheres. Frite-os aos poucos para que o azeite cubra os bolinhos por completo e eles assem por igual. Tire e coloque em papel toalha para retirar o excesso de gordura.


Veja que maravilha a apresentação da queima de fogos

Um comentário:

Elisa Nac if Diniz disse...

Puxa, me senti culpada!!!! rsrsr Relembrar os "bolinhos" e tão próximo ao Natal só poderia dar nisso: muito trabalho!!!!!
Tenho certeza de que ficaram deliciosos, espero, porque ainda não os conheço!!!!

Mas imagino que seus amigos e familiares tenham se deliciado!!!! Não é??